Praça Bona Primo e casarões

A praça Bona Primo é uma das regiões mais bonitas de Campo Maior. É também um marco histórico, pois foi ali que os guerreiros de Campo Maior se reuniram antes de partirem para a Batalha do Jenipapo
A Praça Bona Primo já guarda vários memoriais e monumentos, como o do Monsenhor Mateus Rufino, o do Vaqueiro, a Catedral de Santo Antônio, bem como os casarões seculares - a casa do aviador campomaiorense Capitão Manoel Oliveira, a das professoras Briolanja Oliveira e Marion Saraiva, o prédio do Major e músico Honório Bona, o edifício onde funcionou o Cine Nazaré, hoje transformado em escola e o do Campo Maior Clube, atualmente, Câmara dos Vereadores.


A casa do Capitão Manuel Oliveira 

Capitão Manuel Oliveira, militar e aviador campomaiorense. Viveu de 1909 a 1935, Faleceu aos 26 de idade, em acidente aéreo, ao participar de acrobacias, quando pilotava uma aeronave durante uma solenidade pública na capital paranaense.Foi sepultado na sua cidade natal.Pioneiro na implantação do Correio Aéreo Nacional nos Estados do Piauí, Maranhão e Pará. Foi comandante dessa região em 1934.Foi o primeiro aviador campo-maiorense e o primeiro a pousar uma aeronave em solo de “berço de heróis”.Eram seus pais, Antônio José de Oliveira e Maria Floresta da Paz Oliveira.Bitorocaranews. 





quarta-feira, 22 de abril de 2009

Casarão de Waldeck Bona desmorona

O casarão que pertenceu ao Waldeck Bona desabou hoje, quer dizer uma parte daquele. A frente do edifício fica na Avenida José Paulino, os fundos na Rua Benjamim constant e um dos lados, na Rua Siqueira Campos. O edifício atravessou cinco décadas e sempre funcionaou como ponto comercial. Antigamente era um grande armazém de cera.

Waldeck Bona governou como prefeito ditatorial (Ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas) de 06/05/1946 a 06/05/1947. De 21/04/1948 a 30/01/1951, governou como Prefeito Institucional com a democracia restabelecida com as eleições de 1948 de Getúlio Vargas, desta vez por referendo popular. Waldeck Bona era fazendeiro, comerciante e político. Nasceu em Campo Maior a 15/02/1908 e faleceu em Teresina a 30/09/1993. Foi prefeito em dois mandatos, vereador e deputado estadual. Era filho de Ovídio Bona e de Ana Monteiro Bona. Casado com Maria de Nazaré Eulálio Bona. http://jd.netto.zip.net.

Comentários